Entra crise, sai crise...e o povo continua criativo, inventando meios de ganhar alguns reais e não ficar pra trás.. Este é o povo Brasileiro, povo alegre e criativo.
Com os cursos da graphis, você que gosta de desenho, também pode encontrar vários meios de se ganhar alguns R$(ais) . É claro que com o avanço da tecnologia a computação reduziu em muito alguns trabalhos, que antes eram feitos manualmente. Mas ainda exige-se criatividade... e todo processo de criação, é feita até hoje em dia manualmente.
Então, se você deseja trabalhar com Desenho, não basta apenas fazer cursos de computação e sair dando "caras a tapa" por aí...
Antes de tudo, é necessário saber criar, saber transmitir o que seu cérebro está vendo (imaginando) para o papel. E isso envolve um certo exercício, que todos conhecem como "desenhar".
Esboço, Rafe, Rascunho, Rough, Sketch
Antes de qualquer arte ser finalizada, é necessário desenhar uma ideia: Esboçar, rafiar, ou como você deseja chamar (em ingles, alemão, japonês, etc)... Esse esboço é levado para análise e depois de aprovada, aí sim, podemos começar a arte-final.
Infelizmente este processo da criação não é mostrada para o público. O que eles veem é o produto final.
É por isso que quando alguns cliente pedem um serviço de arte/desenho esperam já aquela arte-final bem trabalhada cheias de efeitos... para chegarmos a este ponto passamos antes pela criação e pelos esboços.
Até mesmo quem trabalha com criação de sites, precisa passar antes pelo processo da criação, que é feita como um desenho.
Veja aqui como é este processo, Veja este lay-out:
Arte-Final
A arte final, geralmente quando bem feita, enche os olhos... o artista estufa o peito, dá uma batidinha no papel e diz: "- parla!" (se não entendeu, veja esta referência: http://sabercultural.com/template/escultores/MichelangeloDiLodovico.html )
A arte final pode ser tradicional: com lapis, caneta, nanquim, aquarela, guache, óleo, entre outros... ou ser arte-finalizada no computador com a ajuda de alguns softwares.
Por isso mencionamos acima: não basta apenas saber mexer em softwares, precisa saber desenhar, ou transmitir suas ideias para o papel.
Mas como podemos ganhar dinheiro com Desenho?
Ilustrador: o mercado está repleto de empresas que buscam profissionais para elaborar ilustrações para o ramo da confecção. Você pode trabalhar com escritores que precisam de ilustradores de livros. Se você gosta de desenhos de moda, pode criar modelos para costureiras. Você pode vender seus desenhos para tatuadores, ou para pessoas que querem tatuar algum desenho único, inédito.
Design Gráfico: toda empresa precisa de profissionais para fazer cartões de visita, logotipos, catálogos, folhetos, banners, e outros produtos gráficos. Hoje em dia, com o avanço da internet e também com a estruturação de grandes gráficas, você pode trabalhar criando folhetos, banners, cartões de visita e vendendo para seus clientes os produtos da gráfica. O mercado é muito grande, e existe muita concorrência... mas se você tiver bom gosto e fazer um serviço profissional, poderá conseguir uma cartela de clientes fixos.
Caricatura: muitos buffets, empresas que fazem festas para os funcionários, festas de aniversários, casamentos, procuram e pagam muito bem caricaturistas.
Brindes e lembrancinhas: já falamos das grandes gráficas não é? Nela você encontra também convites de casamento, aniversário, brindes diversos, lembrancinhas...tudo bem abaixo do mercado justamente pra você colocar o seu valor (da criação) junto da impressão. Algumas impressoras, imprimem artes para canecas, chinelos, camisetas, e muitos outras coisas (úteis e não úteis) para criar e vender.
Desenho de Projetos I: existe um praticidade muito grande em fazer projetos com programas 3D tais como sketchup, autocad, promob, entre outros.... mas artes feitas à mão ainda são muito chamativas. Imagine você receber um desenho feito com guache de sua futura residência e deixar ela emoldurada, como um quadro... é praticamente uma obra de arte.
Desenho de Projetos II: é verdade, não temos como fugir do Autocad. Nem do Sketchup. Esses dois programas são muito utilizados por arquitetos, engenheiros, designers, projetistas de móveis, entre outros.
Mas lembre-se: para usar esses programas você precisa saber o desenho técnico, normas técnicas, e saber criar a mão. Sempre que for criar, deixe o computador de lado, pegue um papel e crie, desenhe.
Professores/educadores: na minha opinião todos os professores, de qualquer matéria, deveria fazer um curso de desenho para enriquecer suas aulas. O que acha? Imagine um professor, explicando sobre a célula humana usando giz colorido para indicar cada parte da célula. No fim da explicação haveria um desenho lindo na lousa. Além de fixar a atenção dos alunos, eles entenderiam muito melhor com as ilustrações. É claro que hoje existem os projetores, as tvs... mas com certeza esse professor(a) teria no curriculum algo que chamaria muito a atenção das escolas.
Quadrinhos: você sabe que os brasileiros tem uma fama muito boa em outros países? Temos uma grande procura de profissionais do ramo dos quadrinhos para fazer serviços fora do Brasil. Por que? ah, porque eles são bons:... Ivan Reis, Roger Cruz, Mike Deodato Jr. , José Edilbene Bezerra, ou Ed Benes,
Luke Ross, Fábio Moon e Gabriel Bá, Vilmar Nunes Conrado ou Will Conrad, Adriana Melo, ... etc, etc...etc... (desculpe se não coloquei mais alguns)
Então, se você tem o sonho, não perca... vá atrás de seus objetivos...
Mas e aqui? Aqui também temos oportunidades: veja esta matéria com Sidney Gusman um dos mais respeitados especialistas em quadrinhos do
Brasil, que atua na área desde 1990 e, atualmente, edita o site Universo
HQ e é o responsável pelo planejamento editorial da Mauricio de Sousa
Produções:
veja o link: https://entretenimento.uol.com.br/noticias/redacao/2015/01/31/com-cena-independente-e-interesse-de-editoras-hqs-se-fortalecem-no-brasil.htm
Então se você quer trabalhar com QUADRINHOS, comece se preparando.
Pintor de quadros: Se você tiver onde expor suas obras, e começar por preços acessíveis, você poderá vender vários... por meio de indicações você poderá receber outros clientes... se você se tornar um pintor conhecido e seus quadros valorizarem
Microempreendedores: Com os cursos da graphis, você microempreendedor, pode aprender a criar sua própria marca, seus folhetos, seus cartões de visita e toda parte gráfica da empresa... A economia que você terá contratando designers, você investe em você mesmo ou em alguém de sua confiança.
Não pense que tudo cai do céu... precisa de muito esforço, suar a camisa mesmo pra se dar bem em qualquer negócio. Então, arregace as mangas e vá em frente.
Veja os Cursos disponíveis na unidade guarulhos: "clique aqui"
Ganhe dinheiro em tempos de crise!
graphis unidade guarulhos
12:27
0
graphis unidade guarulhos
A graphis - escola de desenho é uma das mais tradicionais escolas de arte de São Paulo, foi fundada em 1968, como "Escola de Desenho Cândido Portinari". Em 1988, o Sr. Luis Huertas, associado a um grupo de artistas, resolvem modernizar para graphis - escola de desenho
Em 2018 completamos 50 anos de trabalho e dedicação.
Em Fevereiro/2011 abrimos uma unidade na Cidade de Guarulhos/SP, que atende toda a região, dirigida pelo Prof. Fabiano Roberto da Silva Francisco
2021: em meio a pandemia da Covid-19, estamos completando 10 anos de Guarulhos!
Estamos atendendo alunos e clientes presencialmente!
Acesse o site: https://www.cursosgraphis.com.br/